A saúde bucal é um assunto que deve ganhar a atenção de todas as pessoas, independentemente da sua faixa etária. Quando perdemos um ou mais dentes, por motivos diversos, surge como alternativa o uso da prótese dentária.
Próteses são substituições artificiais para os dentes naturais, elas podem ser fixas ou removíveis, parciais ou totais. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência estética muito satisfatória e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.
Existem basicamente 3 tipos de prótese
-Protese total (chapa, dentadura)
-Protese parcial removível (PPR)
-Protese fixa unitária ou múltipla
PRÓTESE TOTAL
As proteses totais servem para a substituição de todos os dentes da boca, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.
As próteses são feitas individualmente para cada paciente, tornando assim personalizadas, são necessárias, normalmente, diversas consultas para moldagens, provas e ajustes durante a sua confecção.
PRÓTESE PARCIAL REMOVIVEL
A Prótese parcial removível, popularmente chamada de “PPR” ou “ponte móvel”, é indicada para pacientes que perderam parcialmente os dentes de uma ou das duas arcadas e que desejam reabilitar sua função mastigatória e estética. Como característica principal de tipo de prótese está a capacidade de ser removível da boca, para higienização ou para dormir. Para melhorar a estabilidade e retenção da prótese na boca, as próteses parciais removíveis contam com alguns “braços” metálicos e partes de gengiva artificial (em acrílico) que se adaptam aos dentes e às outras estruturas da boca.
PRÓTESE FIXA
A prótese fixa é uma estrutura de ceramica (porcelana), metalo-ceramica ou acrilica na qual é cimentada (colada) ao remanescente dentário existente. Esse tipo de prótese é indicada de acordo com quantidade de dentes que a pessoa perdeu, podendo ser uma prótese parcial fixa unitária ou múltipla. A prótese fixa unitária tem como objetivo recuperar a porção perdida de um único dente. Já a prótese fixa múltipla envolve a reabilitação de um porção mais extensa da boca. As próteses fixas comumente são indicadas quando a estrutura da coroa do dente esta comprometida, porem a raiz deve estar saudável para suportar este tipo de tratamento
As próteses são feitas sob medida, em um trabalho conjunto entre o dentista e o técnico em prótese dental(protético), a partir de moldes tirados da boca do paciente. Seu dentista irá determinar qual o tipo de prótese mais adequada ao seu caso.
AGENDE SUA AVALIAÇÃO
AGORA MESMO